RISCOS OCUPACIONAIS DA ATIVIDADE DE EMPREGADA DOMÉSTICA

 

 

Segundo estudo divulgado pela OIT, Organização Internacional do Trabalho, o Brasil apresenta o maior número de empregadas domésticas do mundo, um total de 7,2 milhões, onde 93% são mulheres, e, raramente as pessoas se questionam em relação à saúde e segurança destas trabalhadoras. O objetivo deste post é identificar os riscos a que estão expostas estas trabalhadoras e como podem ser evitados!

 

Os resultados do levantamento de um estudo feito pela USP, mostram que as trabalhadoras domésticas estão expostas aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, a maior parte das funcionárias nunca recebeu treinamentos ou informações sobre segurança do trabalho e já sofreram acidentes.

 

A segurança do trabalho é o estudo das possíveis causas dos acidentes e incidentes que o trabalhador possa vir a sofrer, visando prevenir as doenças e os acidentes relacionados ao trabalho. O intuito é garantir a integridade física do trabalhador, e que ele possa trabalhar em um local hígido e seguro.

 

Os riscos ocupacionais estão presentes em todos ambientes de trabalho. Os principais fatores que influenciam no dano causado por estes riscos são: o tempo de exposição, a concentração, a intensidade e a natureza do risco. São estes fatores que determinarão a gravidade dos acidentes e dos danos à saúde.

 

Não só a falta de treinamentos favorece o aumento no número de acidentes, como também a falta de EPIs (Equipamento de proteção individual), que muitas vezes não são fornecidos à estes trabalhadores (sapatos especiais, luvas, máscaras e óculos de proteção).

 

Dentre todos os riscos ocupacionais à que uma empregada doméstica está sujeita, os mais comuns são:

 

- Choques (quando descalços ou sem luvas, ou quando a higienização é feita sem tirar o aparelho da tomada)

- Pequenas lesões ou Fraturas (decorrente de andar descalço ou com calçados inapropriados em pisos molhados)

- Intoxicação/Irritação das mucosas por má utilização do Hipoclorito de Sódio (Água Sanitária) ou qualquer outro produto quando misturado ou diluído indevidamente

 

Ao contratar uma empresa de limpeza profissional, o contratante fica isento de qualquer responsabilidade quanto aos riscos ocupacionais, uma vez que a empresa é a responsável pelo funcionário, por treiná-lo e orientá-lo constantemente e fornecer os equipamentos necessários para a sua segurança.

 

Solicite um orçamento sem compromisso e aproveite as vantagens da terceirização no conforto da sua residência ou no seu escritório!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você já conhece nosso sistema Pay-Per-Use?

July 19, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags