2017 - Be Eleva Soluções e Serviços - Rua Macaúba, 105 - Bairro Paraíso - Santo André/SP

  • Instagram - Black Circle
  • facebook-square
  • Twitter Square

MITOS E VERDADES SOBRE LIMPEZA!

 

 

Todo meio profissional tem seus mitos. Na limpeza também é comum encontrarmos erros cometidos tanto por pessoas físicas quanto por prestadores de serviço. Por isso a Be Eleva foi investigar os principais mitos e verdades entre químicos, equipamentos e processos de limpeza!

 

1) Misturar detergente e desinfetante aumenta o poder de limpeza das superfícies com maior aromatização?

MITO! Não é recomendada a mistura de produtos químicos, a menos que seja orientado pelo fabricante, pois podem ocorrer reações que anulem os ativos dos produtos ou até mesmo reações perigosas para o usuário. Detergentes de uso geral normalmente são feitos à base de ativo aniônico, que possuem carga negativa, já os desinfetantes de uso geral à base de ativo catiônico, que possuem carga positiva. A mistura pode deixar o ambiente cheiroso, mas não melhor limpo nem desinfetado, já que um produto pode anular a ação do outro, reduzir o poder de limpeza e até deixar de eliminar micro-organismos.

 

2) Quanto mais espuma o produto faz, maior sua concentração e seu poder de limpeza?

MITO! O poder de limpeza de um detergente não está associado à quantidade de espuma formada e sim ao balanceamento e adequação da formulação à situação, levando-se em consideração o tipo de ativo e concentração utilizados, além de outros componentes presentes que auxiliam na remoção da sujeira.

 

3) Utilizar álcool 96% é mais eficaz que álcool 70%?

MITO! O álcool comum, em qualquer concentração, nem deve ser considerado um bom produto de limpeza. Quando se utiliza álcool para limpar, sempre restam resíduos de sujidades. Por exemplo: alguns utilizam álcool em limpeza de vidros e depois se veem obrigados a usar papel absorvente ou mesmo jornais velhos em grande quantidade para desembaça-los.

 

4) A maior viscosidade de um produto está relacionada a maior poder de ação?

MITO! O que é responsável pela ação do produto é o tensoativo e outros coadjuvantes ou ativos, que fazem parte da composição do químico. A viscosidade está relacionada à natureza e à concentração do produto. Lembrando que quanto mais concentrado ou viscoso, maior será o enxague necessário e, portanto, maior o consumo de água e menor produtividade. É importante também saber que existem agentes reológicos, sem nenhuma ação na eficiência, que adicionados aos produtos podem torná-los extremamente viscosos de forma artificial.

 

5) A vassoura é a melhor opção na retirada do pó de chão e pisos?

MITO! A vassoura é indicada para retirar partículas grandes. Para eliminar pó e outras sujidades, o correto é utilizar equipamento mop com efeito eletrostático, pois retém partículas pequenas , ou fazer a varrição úmida.

 

6) Produtos em espuma ajudam a diminuir a proliferação de fungos?

VERDADE! A espuma é indicada para limpeza de superfícies têxteis, como tapetes e carpetes, a fim de evitar o excesso de água e facilitar a secagem, diminuindo com isso a proliferação de fungos que podem causar mau cheiro e danos à fibra do tecido. Outra indicação da espuma está na limpeza de superfícies verticais laváveis, utilizando o produto químico com alto teor de espuma associado a um equipamento gerador de espuma, com o objetivo de promover a produtividade na limpeza - como num ambiente de cozinha industrial. Além disso, a espuma tem peso e quando aplicada nestas superfícies, ela decanta e promove a ação de solvência ou suspensão da sujidade.

 

7) Existe produto 100% ecológico?

MITO! O termo "100% ecológico", presente em diversos rótulos de produtos, especialmente os destinados ao consumidor final, dá ao usuário muitas vezes a ideia de que se trata de um produto inofensivo, o que não é verdade. Apenas como exemplo: o sal de cozinha é natural e sustentável, mas será que é 100% ecológico? Se você jogar um quilo de sal no seu jardim, nunca mais uma planta crescerá ali. Por isso é fundamental colocar na equação o impacto que o produto pode causar ou quanto pode modificar o ambiente. E como não existe impacto zero, nada é 100% ecológico.

 

A Be Eleva utiliza produtos biodegradáveis que são menos danosos ao ambiente, além de conscientizar constantemente os funcionários sobre o bom uso tanto dos produtos como também da água e energia!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você já conhece nosso sistema Pay-Per-Use?

July 19, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo